terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008 - 1º Semestre

Estimado leitor, nos últimos dias eu bem queria postar algo neste blog, mas o volume de trabalho me impedia de pensar um assunto bacana para publicar. Melhor que tenha acontecido nesta semana, quando muita gente já deve ter saído de férias e quer distância de seus computadores pessoais, da Internet e de tudo mais que lhe lembre trabalho.

Hoje, sobrou-me um tempo. E, mesmo sendo véspera da véspera de Natal (ou antevéspera, para os mais puristas da língua), preparei uma retrospectiva do que aconteceu na engenharia, arquitetura e na construção em 2008.



JANEIRO

O ano começa com a notícia de que o Lula jogou água no plano dos arquitetos de terem o seu próprio conselho profissional, vetando a criação do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Até um novo projeto ser novamente elaborado, votado e (quem sabe) sancionado, os arquitetos vão ter que conviver pacientemente com mais outras centenas de categorias profissionais sob domínio do(s) CREA(s).




FEVEREIRO

Duas das rodovias mais esburacadas e perigosas do País, Régis Bittencourt e Fernão Dias, são privatizadas – evento raro num governo do PT. O fato é que as concessionárias que levaram a melhor no leilão serão obrigadas a fazer obras de melhorias e de duplicação de trechos dessas estradas.




MARÇO

É apresentado ao Brasil o consultor norueguês Nick Barton, sujeito contratado pelo Consórcio Via Amarela para elaborar um laudo técnico independente sobre as causas do colapso da estação Pinheiros do Metrô de SP, ocorrido em janeiro de 2007. Para ele, a fatalidade, veja só, ocorreu porque as sondagens do terreno não detectaram uma “torre sísmica” – em outras palavras, um morrão sólido, fino e pesado – de 15 mil toneladas localizada exatamente acima do túnel que desabou. Um fato raro na Engenharia.




ABRIL

Para concorrer com o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) no mercado de certificações de sustentabilidade de imóveis, é lançado no Brasil o selo Aqua (Alta Qualidade Ambiental). A versão tupiniquim do francês HQE (Haute Qualité Environnementale), porém, parece não ter “pegado”: até agora, nenhuma incorporadora anunciou a intenção de certificar seus empreendimentos com o Aqua.




MAIO

É finalmente publicada a chamada Norma de Desempenho. Sob o nome de NBR 15.575 – Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho, o documento traz uma série de requisitos que envolvem níveis de conforto acústico, térmico, segurança contra fogo, etc, etc etc. Vale para cinco sistemas da edificação: estrutura, pisos internos, vedações, sistemas hidrossanitários e cobertura. Há um período de carência de dois anos para todo mundo se adaptar à dita cuja.




JUNHO

O IPT torna público seu relatório sobre o desabamento da estação Pinheiros e destaca os 11 pontos que teriam provocado o acidente. No mercado de trabalho, ainda em tempos de prosperidade econômica, era tempo de vacas gordas para engenheiros, arquitetos e tecnólogos, com empregos de sobra e pomposos salários. Era o auge da corrida por profissionais do setor.


(Na semana que vem, última do ano, estaremos de volta com a parte final da Retrospectiva 2008.)

Nenhum comentário: