sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Primeiro prédio sustentável da USP

Acaba (pelo menos era o que o release dizia: sexta, às 9 h) de ser oficialmente lançado o projeto da PRIMEIRA edificação ambientalmente sustentável da USP (Universidade de São Paulo) [aplausos]. O prédio em questão é o Cecas (Centro de Estudos de Clima e Ambientes Sustentáveis). Nada mais pertinente, não é mesmo?

O projeto - e o release - prometem que a edificação não vai consumir nada, nadica de nada, de energia. Presumo que quiseram dizer que consumirá apenas energia renovável. Afinal, até um cemitério consome alguma energia. Nem que seja fogo fátuo ou a energia potencial presente nos corpos em decomposição e transformada pelos vermes em energia mecânica e outras energias demandadas pelos vermes.

Enfim, fato é que o projeto saiu das cabeças do pessoal do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) e da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) – me pergunto, idiotamente, e a Poli?. O PRIMEIRO PRÉDIO AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL DA USP [aplausos] abrigará a Rede Temática sobre Mudanças Globais, o Centro de Ciências da Terra e do Ambiente e o Laboratório de Modelos para a Sustentabilidade das Construções.

Por enquanto, não tenho informações sobre datas de conclusão, local da construção ou qualquer coisa importante desse tipo. Assim que descobrir, atualizaremos esse post.

Nenhum comentário: