segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Paredes de gesso


Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba desenvolveram um sistema de vedação composto por blocões de gesso. Que fique claro: são blocões de gesso maciços, não são chapas de gesso acartonado.

Para facilitar a vida do arquiteto, as peças têm dimensões múltiplas de 10 cm, unidade básica da Coordenação Modular no Brasil. Assim, com números redondos e não quebrados, tenta-se minimizar a possibilidade de interferências com os projetos de outros sistemas da construção.


Só que, de acordo com a matéria do Portal Habitare*, os pesquisadores ainda precisam se virar para resolver um problema decorrente de uma característica própria do material de que os blocões são feitos.

O gesso é extremamente sensível à ação da água. E, para as paredes não se dissolverem e sumirem com a primeira chuva que cair sobre a casa, vai ser preciso desenvolver um bom tratamento para o sistema.

“Estudos estão sendo feitos no sentido de intervir na matriz de gesso para aumentar sua resistência em relação à água”, disse o professor NormandoPerazzo Barbosa, coordenador do trabalho.


* Melhor visualização com o Internet Explorer; com o Mozilla Firefox é impraticável.

Nenhum comentário: