Visitar duas, três obras no mesmo dia, então, é um inferno. As coisas seriam mais fáceis se os problemas, inspeções e acompanhamentos de serviços pudessem ser resolvidos do escritório...
A Carmine, empresa francesa especializada em restaurações de imóveis, comprou uns apetrechos eletrônicos e montou um esquemão pra não se deslocar pra lá e pra cá.
Agora, suas inspeções podem ser feitas de maneira remota. É que ela comprou um sistema chamado Frontline Communicator - um equipamento sem fio que permite transmitir vídeo e som de alta qualidade via internet e em tempo real.
Dá uma olhada como o procedimento funciona nesse vídeo e nesse vídeo.
[Foi mal, procurei os vídeos no YouTube para colar direto aqui no blog, mas não achei nada]
Com um bom computador receptor e um software especial para gravar vídeos e extrair fotos das imagens transmitidas, eles conseguem inspecionar qualquer obra bem de longe.
No canteiro, o funcionário no canteiro carrega o transmissor com a mini-câmera e um headset nos ouvidos pra conversar com o escritório.
Do outro lado da linha, o engenheiro ou arquiteto vê a imagem gerada e passa as coordenadas do que deve ser filmado, onde fechar o close, buscar os melhores ângulos para tirar fotos, gravar videozinhos, etc, etc, etc...
Daqui a uns cinco ou sete anos vai ser mais fácil e barato transmitir vídeos ao vivo e com boa qualidade pela internet do celular.
Quando essa tecnologia se tornar mais acessível e desenvolvida, tá aí uma boa idéia pra aplicar nos canteiros. Improvisado, mesmo, sem a sofisticação do Frontline Communicator.
A fabricante do sistema é a AudiSoft
Nenhum comentário:
Postar um comentário