terça-feira, 11 de novembro de 2008

Concreto secular

Em 2005, a Axis Mundi Editora lançou o livro "A escola brasileira do concreto armado", de autoria de Augusto Carlos de Vasconcelos e Renato Carrieri e com fotos de Lamberto Scipioni. O livrão, com 208 páginas, formato gigante (23 x 31 cm), papel do bom e impressão requintada é bem legal. Tem belas fotos e textos que trazem alguns detalhes e comentários das mais importantes obras brasileiras dos últimos 100 anos. Mas é para os poucos que estão dispostos a desembolsar cerca de R$ 140,00, que é quanto ele vale nas melhores livrarias de São Paulo.

Se não é o seu caso, mas você se interessou pelo assunto, aproveite a exposição "Um século de concreto armado no Brasil", que ocorre durante todo o mês de novembro (até o dia 30, portanto), na Caixa Cultural. O espaço de eventos da Caixa Econômica Federal fica no térreo do Conjunto Nacional, à Av. Paulista, 2083. A exposição fica aberta ao público de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 10h às 21h.

"Ah, mas não tem nada a ver comparar um livro com uma exposição", diria o leitor cético. Então, acompanhe a argumentação. Primeiro, a entrada na exposição é gratuita. Depois, a montagem e a curadoria são do próprio fotógrafo do livro. Ou seja, as cerca de 90 fotos são, inevitavelmente, as mesmas, com a vantagem de serem expostas em tamanho grande - 50 x 50 cm, 90 x 60 cm e 1 x 1,5 m. Você verá, em cerca de uma hora e meia, 50 obras que representam toda a evolução da engenharia e da arquitetura brasileira.

Se ainda assim você quer ver o livro, aproveite que está no Conjunto Nacional e vá à Livraria Cultura, também no térreo. Lá você encontrará o livro pelo valor acima!

Nenhum comentário: