quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Concreto lunar será feito com enxofre

Se você, como eu, achava que os Concretos de Alto Desempenho – que alcançam centenas de MPa de resistência à compressão – eram o que havia de mais avançado quando se fala em tecnologia do concreto, veja só essa.

Cientistas da NASA, agência espacial norte-americana, já estão pensando nos materiais de construção que eles vão usar para erguer edificações na Lua.

Levar os materiais daqui pra fazer a mistura in loco não seria financeiramente muito inteligente, principalmente pelos grandes volumes de água – que não existe por lá – necessários. O frete ia sair meio carinho.

E também não inventaram - nem vão inventar – um foguete-betoneira que consiga entregar o concreto antes de estragar em 90 minutos.

A solução era inventar um concreto que não levasse água.

E foi o que desenvolveram. O concreto lunar é uma mistura que tem o enxofre como argamassa e o regolito como agregado. O regolito é uma mistura de minerais compostos de silicatos, basálticos e anortosita e, de acordo com sondagens das missões Apollo nas décadas de 1960 e 1970, é encontrado com abundância na superfície lunar.

O material seria adequado às condições agressivas da superfície da Lua, e resistiria a ambientes corrosivos em áreas altamente ácidas ou salinizadas.

O concreto lunar conteria entre 12% e 22% em massa de enxofre, e o resto de agregados. Fibra de vidro seria utilizada para prover resistência à flexão à estrutura.

Como fora da atmosfera terrestre não existe ar, o concreto de enxofre tem menor porosidade. Isso faz com que ele alcance resistências características muito maiores do que na Terra.

Reportagem completa sobre o assunto saiu na edição de outubro da revista Civil Engineering (veja aqui, em inglês, no formato PDF). No entanto, pesquisando no Google, vi que em 2005 saiu uma matéria em português sobre a tecnologia no site Inovação Tecnológica. As fotos aí embaixo, eu peguei emprestadas deles.

Nenhum comentário: