
No que depender da Prefeitura de Angra dos Reis, a execução da Usina Nuclear Angra 3 já pode começar. A municipalidade do litoral sul do Rio de Janeiro oficializou na última segunda-feira a licença de uso do solo para a construção do conjunto.
Esse era o último grande passo necessário para viabilizar a obra, na visão de José Antonio Muniz Lopes, presidente da Eletrobrás, empresa que vai bancar parte do investimento nas obras. O resto será financiado com recursos de bancos de fomento internacionais e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Serão gastos R$ 7 bilhões no final das contas.
A conclusão das obras da Usina Angra 3 está prevista para 2015.
Comentário pessoal: eu não sou ambientalista, mas não me anima a construção de usinas nucleares em qualquer lugar que não esteja a menos de sete quilômetros de qualquer superfície habitada. Sempre fica a impressão de que, a qualquer momento, pode acontecer o que aconteceu em Chernobyl na década de 1980, por mais seguro que seja isso aí.
PS1: Esqueci de dar os créditos na primeira postagem. A notícia é da Agência Brasil.
PS2: Aproveitando para fazer uma propaganda, a Entrevista do mês da Téchne de julho será com o Luiz Roberto Batista Chagas, diretor de engenharia da Odebrecht responsável pela construção de Angra 1 e 2. Infelizmente não tem nenhuma pergunta sobre a central Nuclear, mesmo assim vale a pena dar uma lida.
2 comentários:
Ola, Renato.
Tudo bem?
Trabalho com o Núcleo de Relacionamento e Disseminação em Mídia Social, empresa que presta consultoria ao Governo de Minas, com o objetivo de aproximar cidadãos.
Entro em contato, pois como o blog fala sobre arquitetura, gostaria de lhe enviar algumas informações - via email - sobre projetos e iniciativas do setor no estado de Minas Gerais. Caso tenha interesse, peço que entre em contato pelo email: leonardo@webcitizen.com.br Duvidas, sugestões e críticas, fico à disposição.
Abs e obrigado.
Leonardo Sacco
Postar um comentário