segunda-feira, 20 de julho de 2009

Por menos acidentes

Hoje pela manhã o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil promoveu uma caminhada pelo centro da cidade de São Paulo para protestar contra os acidentes de trabalho na construção civil.

De acordo com o Sindicato, nove pessoas já morreram esse ano em acidentes na cidade de São Paulo. Em todo o ano passado, teriam sido sete. O Sindicato afirma que a causa da elevação no número de acidentes fatais é a diminuição nos investimentos em segurança.

A caminhada terminou na Superintendência do Ministério do Trabalho, com a entrega de uma carta de reivindicações que exigia o cumprimento de oito itens. Entre eles, aumentar a fiscalização e o valor das multas para empresas que infringem as regras. Pesquisas realizadas pelo próprio sindicato mostram que os gastos com segurança não chegam a 1% do valor total da obra.

"Os números de acidentes de trabalho foram diminuindo ao longo dos anos, mas esse aumento repentino em 2009 nos preocupa", disse Ramalho. Segundo dados do próprio sindicato, em 2007 foram 1.842 acidentes com ferimentos leves enquanto em 2008 o número caiu para 830. "Se os acidentes continuarem, vamos para as ruas e pararemos as obras", alertou Ramalho.

* Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: