quinta-feira, 2 de julho de 2009

Concreto, madeira ou viga mista?

Mais um estudo comprova que a combinação de materiais permite obter o melhor das propriedades de cada um. Dessa vez, foi o professor José Luiz Miotto, que juntou madeira e concreto pra fazer vigas e constatou que elas deformavam menos que aquelas somente em madeira. O estudo foi apresentado na Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

As vigas utilizadas no experimento tinham 5 m de comprimento e foram feitas com MLC (madeira laminada colada), que é produto da colagem de lâminas de madeira proveniente de florestas plantadas. Ou seja, sustentável, segundo Miotto, que é professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná.

Com adição de fibras de vidro, a resistência aumenta porque elas diminuem a tensão nas lâminas, permitindo melhor aproveitamento da madeira e racionalização de custos. Foi o que disse Miotto, que desenvolveu até um novo elemento de ligação entre a MLC e o concreto, composto de chapas de aço perfuradas.

Essas vigas poderiam ser utilizadas em qualquer tipo de construção, mas Miotto afirma que são mais adequadas para pontes, passarelas e edificações com nível de carregamento elevado. Outra vantagem apontada pelo pesquisador é o fato de a madeira laminada não ter limitação de comprimento, o que viabiliza vãos de até 30 m sem apoios intermediários.

O professor Miotto é, obviamente, a pessoa mais indicada para dar outras informações. Para isso, basta ligar pra ele. Nesse número: (44) 3261-1335.

Nenhum comentário: