sexta-feira, 17 de julho de 2009

Edital a jato

O trem bala japonês tem cara de ornitorrinco

A proposta de construir um trem de altíssima velocidade ligando as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro já está sendo discutida há um tempão. E agora parece que vai ficar séria. O secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, disse que o edital de licitação do chamado "trem-bala" sai em setembro. Mais ainda, afirmou que é possível receber as primeiras propostas já em dezembro.

De acordo com o secretário, ainda falta definir a modelagem do projeto, mas que a expectativa é as partes técnicas e de preços devem pesar mais. Outro fator relevante é o prazo de execução. Afinal, o governo quer o trem-bala pronto a tempo de ser utilizado para a Copa do Mundo de 2014. Possivelmente, jogando no ataque.

Para administrar a operação do trem-bala depois de pronto, o governo afirma já ter prontinho um anteprojeto de lei para criar, em 2010, uma estatal. A empresa também vai deter a tecnologia que o Brasil precisará absorver de outros países para dar conta do projeto.

A prévia do orçamento indica que o trem deve custar em torno de R$ 34,6 milhões. Claro que até 2014 dá tempo de inventar aditivos, prorrogações de contrato, encontrar brechas de orçamento e coisas do tipo. No entanto, os obstáculos físicos entre as cidades não poderão ser usados como desculpa. De acordo com o secretário, todos já foram considerados nos estudos do edital.

Nenhum comentário: