terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ele faz direito

Se quando te perguntam "Quem é Brad Pitt?", o que vem à sua cabeça é algo como "aquele bonitão", "o cara que fez Clube da Luta" ou "o sujeito que conquistou a Angelina Jolie", saiba que sua resposta está incompleta. Além disso, o galã de Hollywood é o principal mentor de um programa de reconstrução de Nova Orleans, destruída pelo furacão Katrina em 2005. (Minha namorada vai adorar esse lado bom samaritano dele!)

A iniciativa começou quando Pitt foi à cidade, após o furacão, gravar ofilme "O Curioso Caso de Benjamin Button". Daí, ocorreu um curioso caso com Brad Pitt. Ficou horrorizado com a destruição que se espalhava pela Lower 9th Ward e perguntou: "estou num filme em que o Bruce Willis salva o mundo?". Quando responderam que não, que aquilo era obra do furacão, ele exclamou: "Oh, God!". E resolveu fazer alguma coisa. Conversou com a comunidade e descobriu que eles estavam bastante preocupados com os efeitos das mudanças climáticas sobre a cidade, com uma quantidade maior de furacões e enchentes.

A primeira atitude do fera foi promover um concurso de arquitetura para desenvolver uma solução adequada e sustentável de reconstrução. Ao reunir-se com líderes da comunidade local e com especialistas, chegou à conclusão de que era necessário fazer a coisa toda direito. Daí a expressão que batiza o programa: "Make it Right".

O objetivo do MIR é atuar como um catalisador do re-desenvolvimento da Lower 9th Ward, promovendo a construção de uma vizinhança segura e saudável. Para tanto, enfatizam a alta qualidade dos projetos, mas com respeito ao espírito da cultura da comunidade.


Do pó vieste...
A escolha dos materiais para as casas do MIR é baseada nos princípios do Cradle to Cradle, um pensamento que surgiu e se popularizou com o arquiteto William McDonough e com o químico Michael Braungart, que lançaram, em 2002, o livro Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things. Em resumo, essa linha de pensamento prega que os materiais e processos devem ser sustentáveis, mas usam outros argumentos para isso. Querem segurança para as pessoas, para os locais em que vivem e para o planeta como um todo. Para tanto, consideram que metabolismos biológicos devem poder ser reabsorvidos pela natureza e que metabolismos tecnológicos deve usar componentes que possam sem desmontados e reutilizados indefinidamente. Enfim, sustentabilidade é a deles.


Já os métodos construtivos seguem, basicamente, três linhas. Vamos a elas.

- Site-built (tradicional) - por utilizar técnicas tradicionais de construção, com moldagem in loco, se beneficia da mão-de-obra local. Enfatiza a construção verde.

- Modular - lança mão de painéis e módulos pré-fabricados remotamente. Traz as vantagens já conhecidas: rapidez executiva e nada de desperdício.

- Painelizada - como diz o nome, usa painéis pré-fabricados com dimensões padronizadas para toda a estrutura e fechamento. Isso reduz custos e tempo de execução


O site da MIR é o http://www.makeitrightnola.org. Abaixo, alguns desenhos das casinhas. São bem ajeitadas, viu! Ô, sêo Pitt, dá uma ajuda lá em casa?




Nenhum comentário: