terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A construção sustentável vai à aula

Você é um profissional de engenharia, arquitetura ou afins que está preocupado com o meio ambiente? Mais do que isso, acha que estão faltando profissionais que entendam de construções efetivamente sustentáveis no mercado? Será que ser um profissional raro não pode render bons contratos? Se você se faz perguntas como essa e não consegue enxergar nenhuma forma de aproveitar a oportunidade, pode parar de se lamentar.
O GBC Brasil (Green Building Council) e a Fupam (Fundação para a Pesquisa Ambiental), devidamente conveniada à FAU USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), acabaram de lançar o 1º curso de extensão universitária sobre construções sustentáveis do Brasil. Lançaram, ao mesmo tempo, o segundo, mas o primeiro é que dá audiência. Vamos aos dados!

O primeirão se chama CEPS - Projetos Sustentáveis: Estratégias e tecnologias e tem como objetivo principal capacitar os profissionais do setor para uso adequado da ferramenta LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Após o curso, espera-se, os profissionais serão capazes de desenvolver e contratar tecnologias sustentáveis. O CEPS se divide em 33 aulas, somando 132 horas de carga horária.

O outro curso é, na verdade, uma complementação do primeiro. Ganhou, portanto, o nome de Complementação para acreditação no programa Energy Plus. Desenrola-se por apenas 24 horas e, obviamente, tem como pré-requisito o CEPS. Em tempo, o Energy Plus é uma ferramenta desenvolvida pelo departamento de energia dos Estados Unidos. Sua função é simular sistemas de aquecimento, iluminação e ventilação para quantificar o consumo de energia.

As inscrições, que já estão abertas, podem ser feitas pelo site da Fupam. O telefone (11) 4191-7805 também está à disposição dos interessados em obter mais informações.

-------------------------------------------
Os cursos detalhados:

1) CEPS - Projetos Sustentáveis: Estratégias e Tecnologias – 132 horas

PARTE AConceitos introdutórios - 20 horas
  • Sustentabilidade dos edifícios
  • Especificidades da certificação LEED em outros países
  • A certificação voluntária energética brasileira – PROCEL –Edifica ELETROBRAS
  • As legislações ambientais brasileiras
  • As normalizações utilizadas no processo de certificação: normas ASHRAE (#90.1-2004; # 55.1 – 2004;# 62.1 – 2004)
  • As ONGs ambientais norte-americanas e brasileiras
PARTE B – Conceitos comuns - 72 horas
Tem como objetivo apresentar os critérios comuns utilizados na certificação LEED nas categorias LEED – NC (New Construction); LEED – NC - Brasil; LEED – CS (Core and Shall), LEED – EB (Existing Buildings) e LEED CI ( Commercial Interiors).

PARTE C – Conceitos Especificos - 08 horas
Serão apresentados os critérios específicos utilizados na certificação LEED nas categorias LEED – NC (New Construction); LEED – NC - Brasil; LEED – CS (Core and Shall), LEED – EB (Existing Buildings) e LEED CI ( Commercial Interiors).

PARTE D – Ferramentas computacionais - 24 horas
Será utilizado como ferramenta computacional o programa EnergyPlus, que é ferramenta validada para uso no processo de certificação de edificações. O objetivo propiciar ao aluno um conhecimento básico da ferramenta de simulação EnergyPlus para avaliação de edificações climatizadas, estruturada da seguinte forma:
  • Visão geral do EnergyPlus
  • Entrada de dados:
  1. Localização e geometria da edificação
  2. Dados climáticos
  3. Propriedades dos materiais da envoltória
  4. Cargas internas (pessoas, iluminação, equipamentos,etc.)
  • Avaliação do perfil de temperatura interna de ambientes climatizados ou não
  • Entrada de sistema simplificado de climatização
  1. Caracterização do sistema
  2. Entrada de dados
  • Análise de resultados:
  1. Avaliação das variáveis de saída
  2. Tratamento dos dados de saída
  3. Análise dos resultados

PARTE E – Estudos de caso - 08 horas
Cases de edifícios certificados no Brasil e no mundo, as tecnologias envolvidas e os custos associados com a introdução destas tecnologias.

---------------------------------------

2) Complementação Para Acreditação no Programa Energy Plus - 24 horas (06 aulas)
Utilização da ferramenta computacional do programa EnergyPlus, ferramenta validada para uso no processo de certificação de edificações. Tem como objetivo propiciar ao aluno um conhecimento avançado da ferramenta de simulação EnergyPlus para avaliação de edificações climatizadas.

2 comentários:

edumanzi disse...

Vou começar a construir minha primeira obra com idéias de sustentabildade: um Centro Esportivo de uma faculdade. O ginásio tem 2007m2 de cobertura, com telha termo-acústica pintada na cor branca; a água de chuva será coletada e armazenada p/ jardinagem (tudo funciona por gravidade, sem uso de bombas elétricas). As estruturas anexas (vestiários, sala de professor, etc) terão o “telhado verde” como cobertura: laje impermeabilizada c/ manta ecológica (óleo de mamona), 15cm de terra e plantio de grama. O objetivo é melhorar o conforto térmico internamente. Veja a maquete do Centro Esportivo e outras medidas de sustentabilidade em: http://www.amon.com.br

edumanzi disse...

Itens de acessibilidade também não podiam faltar: o objetivo é promover acessibilidade externa e interna a deficientes físicos, além de banheiro sanitário e box de chuveiro adequados (a obra é um Centro Esportivo).

Instalação de piso tátil de sinalização para deficientes visuais, mapa tátil e placas de identificação do ambiente em Braille.

Veja as medidas adotadas de sustentabilidade e acessibilidade da obra em:

www.amon.com.br

P.S.: ví um foto de uma pista de corrida (Parque do Trote, São paulo) com piso de alerta em volta e copiei.