segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Desconstrução invertida


Um novo projeto do arquiteto Richard Rogers tomará lugar em Londres. Será uma torre com 48 andares e 225 m de altura, em formato de triângulo-retângulo, chamada The Leadenhall Building, ou, se preferir, Ralador de Queijo, apelido que recebeu.
Para ser construída, no entanto, precisa do espaço que é ocupado pela P&O Tower, desde 1965, no número 122 da Leadenhall Street. A demolição desse prédio de 54 m e 14 pavimentos está sendo feita de um modo pouco usual, de baixo para cima. A inversão da metodologia de demolição usual, em que se desconstrói o prédio de cima para baixo, é necessária devido à concepção estrutural.
A P&O Tower tem um núcleo central em concreto com uma grande viga no topo, onde foram pendurados os andares em pilares que atuam, na verdade, como tirantes. Assim, os andares mais baixos estão sendo desmontados, deixando esse núcleo à mostra. Quando o núcleo estiver despido por completo, será demolido de cima para baixo.

Outro fato curioso é que a construção do novo prédio começou em outubro último, mas a demolição ainda não acabou. Isso é possível porque o novo prédio, com conclusão prevista para o começo de 2011, será construído de baixo para cima.


Nenhum comentário: