sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Arquitetura surreal
Site: http://www.salvadordalimuseum.org
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Busca a pé
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Comunicação e Engenharia – Relação com a Imprensa
Comunicação e Engenharia – Relação com a Imprensa
Palestra Gratuita
14 de agosto de 2008, das 19h30 às 21h00 - evento gratuito
Local: Anfiteatro da Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP
Inscreva-se aqui.
Esta palestra é um oferecimento do curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos MBA/USP que tem uma nova turma programada para início em 28 de julho de 2008.
Palestrantes
A abertura do evento será realizada pelo Prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski, coordenador do MBA em Gestão e Engenharia de Produtos do PECE. A palestra será ministrada por Gustavo Longhi de Carvalho.
Gustavo Longhi de Carvalho é mestre e graduado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP e jornalista. Tem nove anos de experiência na indústria e publicou vários textos jornalísticos em sites e jornais
Resumo da Palestra
Aspectos do jornalismo geral de interesse a engenheiros e com aplicação, pelo menos indireta, em sua atividade ou conhecimento pessoal, por exemplo, auxiliando no aprimoramento do seu senso crítico diante de textos jornalísticos. Indicações de como lidar com a imprensa no dia-a-dia, em situações críticas e a partir de erros em um jornal. Conceitos de calúnia, infâmia e difamação.
Conteúdo
O que é Media Training (como lidar com a imprensa) e qual é sua importância no cenário atual.
O que caracteriza uma notícia.
Como se portar em uma entrevista.
Como funcionam os meios de comunicação.
Diferenças entre o jornalismo e a engenharia nas organizações.
Situações críticas e erros de imprensa.
Exemplos de casos de engenharia cobertos pela imprensa.
Coffee-break
Ao final será oferecido coffee-break para aos participantes.
Local
Anfiteatro da Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.
Av. Professor Mello Moraes, 2463 Cidade Universitária Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Lapa livre
Como o valor histórico desses imóveis é contestado por especialistas e pela própria Secretaria Municipal de Cultura, a expectativa é de que o projeto seja aprovado. Principalmente porque, acredita-se, a liberação dessas áreas para o mercado imobiliário irá ajudar a desenvolver a região, hoje degradada, com prédios desocupados localizados às margens da linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que corta o bairro.
O plano do governo municipal é levar, por meio da Operação Urbana Vila Leopoldina-Jaguaré, cerca de 175 mil moradores à região. No ranking dos bairros mais valorizados da capital, a Lapa aparece na 50ª posição, bem atrás de bairros vizinhos, como Jaguaré (1º colocado), Perdizes (29º) e Pompéia (35º).
Operação Urbana
De acordo com o portal da prefeitura de São Paulo, a Operação Urbana Vila Leopoldina-Jaguaré propõe, além do adensamento habitacional, uma remodelação do sistema viário, com a construção de pontes, já em execução, sobre os rios Pinheiros e Tietê para ligar a região à rodovia Anhangüera e à região Norte da cidade. O prolongamento da avenida Escola Politécnica, para alivio da avenida Jaguaré e da rua Alvarenga, está nos planos da operação, que prevê também a construção de uma nova avenida, paralela à Marginal, que ligue a ponte Vila dos Remédios, a Lapa de Baixo e a avenida Marquês de São Vicente.
O reposicionamento de duas estações de trem da CPTM e a localização estratégia de três estações, das linhas 2 e 8 do Metrô, compatibilizariam os usos aos adensamentos propostos. Em tempo, as propostas das Operações Urbanas datam de 2004.
Exibir mapa ampliado
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Brasil terá mais 1000 MW de energia eólica
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Novo desenho
A configuração da via na região será alterada, criando pontos de ultrapassagem. É a correção de uma falha do projeto original do corredor, que obrigava os ônibus a esperar em fila indiana sua vez de embarcar e desembarcar os passageiros.
Um problemão para um ponto que fica numa região de alta concentração de edifícios comerciais e de baldeação para quem transita entre o Itaim Bibi e o Butantã ou Morumbi.
Pelo local passam 39 linhas municipais. No horário de pico, entre 18h e 19h, os ônibus demoram até 40 minutos para chegar à parada.


terça-feira, 5 de agosto de 2008
Caixa-preta para edifícios
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Desconstrução invertida
Para ser construída, no entanto, precisa do espaço que é ocupado pela P&O Tower, desde 1965, no número 122 da Leadenhall Street. A demolição desse prédio de 54 m e 14 pavimentos está sendo feita de um modo pouco usual, de baixo para cima. A inversão da metodologia de demolição usual, em que se desconstrói o prédio de cima para baixo, é necessária devido à concepção estrut

A P&O Tower tem um núcleo central em concreto com uma grande viga no topo, onde foram pendurados os andares em pilares que atuam, na verdade, como tirantes. Assim, os andares mais baixos estão sendo desmontados, deixando esse núcleo à mostra. Quando o núcleo estiver despido por completo, será demolido de cima para baixo.
Outro fato curioso é que a construção do novo prédio começou em outubro último, mas a demolição ainda não acabou. Isso é possível porque o novo prédio, com conclusão prevista para o começo de 2011, será construído de baixo para cima.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
ArchIngenium genesis
Esse blog é criação de dois jornalistas, Bruno e Renato, que o acaso tratou de especializar em construção civil e arquitetura. Desse trabalho nasceu primeiro o entendimento e, depois, o gosto. Gosto fácil pelas formas, simbolismos e sensibilidades da arquitetura, mas também pelos segredos da engenharia, desde as fundações até os revestimentos.
Aqui serão postados textos dos mais variados, sem pretensões políticas, ideológicas ou técnicas. O ArchIngenium abre espaço não só para homenagear a engenharia civil e a arquitetura, mas também para registrar opiniões das mais diversas, suscitar o debate e a reflexão sobre a construção brasileira e mundial.
Sejam bem vindos ao nosso blog.