sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O que desencadeia a erosão?

Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Virginia Tech identificou as condições precisas que dão início ao processo de erosão. Se os mecanismos que provocam o fenômeno são óbvios - a ação do vento e da água e das chuvas -, os cientistas não sabiam exatamente como as partículas de solo se separavam de suas "semelhantes".

A idéia é a seguinte: aplicada constantemente sobre uma superfície, a força exercida pelo fluido (ar ou água) não é suficiente para fazer partículas se desprenderem. No entanto, defendem os cientistas, mudanças abruptas e aleatórias da velocidade do fluido (e, consequentemente, da força aplicada sobre a superfície), chamadas de turbulências, podem fornecer o impulso necessário para o descolamento e o deslocamento de fragmentos de rochas, por exemplo.

A pesquisa, liderada pelo professor de engenharia civil e ambiental Panos Diplas, foi publicada na edição de hoje da revista Science.

Fonte: EurekAlert

Lar de madeira

Os suecos mostraram que sabem como construir um edifício inteiro com estrutura de madeira. O vídeo abaixo compila as fotografias diárias de todas as etapas da construção desta torre residencial de oito pavimentos, registradas por pesquisadores da Universidade de Växjö, cidade onde o empreendimento foi executado. Para garantir que a montagem seja permanentemente feita em ambiente seco, os construtores lançaram mão de uma estrutura auxiliar - uma cobertura de lona que protegia os andares superiores. O edifício, chamado de Limnologen, seria o mais alto já construído com estrutura de madeira na Suécia.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Susto radioativo

Alertada pela Autoridade de Segurança Nuclear (ASN) da França, a fabricante de elevadores Otis substituirá, em mais de 500 elevadores daquele país, botões potencialmente radioativos fornecidos pela empresa francesa Mafelec. O órgão declarou que o problema não implica em nenhum risco sanitário, mas que a medida serve para não expor as pessoas à radioatividade desnecessariamente. Serão substituídas as peças dos elevadores instalados, modernizados ou que sofreram algum tipo de manutenção entre os últimos dias 21 de agosto e 9 de outubro. O problema é local e não afeta elevadores em outros países.

Fonte: Le Moniteur

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Quem tem teto de vidro...

... não deve atirar pedras no vizinho. Não seria estranho descobrir que o provérbio foi criado por esses monges budistas aí embaixo. O templo Wat Pa Maha Chedio Kaew, na província de Sisaket, na Tailândia, não tem só o teto feito com o material: ele foi todo construído com mais de 1,5 milhão de garrafas de vidro.
A obra começou sem querer em 1984, quando os monges começaram a decorar seus abrigos unindo as garrafas com argamassa lado a lado. Pacientemente (afinal, os construtores são monges budistas...) foram erguendo uma paredinha aqui, um puxadinho ali... Conforme ficava mais vistosa, a obra atraía a atenção de turistas, que contribuíam fornecendo mais garrafas de vidro usadas. Tampinhas também foram aproveitadas para compor mosaicos decorativos.
Bom, essa alvenaria alternativa tem lá suas vantagens – as garrafas não degradam, permitem a entrada de luz natural nos ambientes (que incluem crematório e até os banheiros) e são fáceis de cuidar.


Fonte: Inhabitat

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Arquiteta sugere criação de “tabela nutricional” de sustentabilidade

Uma arquiteta norte-americana sugeriu a criação de uma espécie de “tabela nutricional” de Sustentabilidade para imóveis. A idéia de Michelle Kaufmann – conhecida por sua linha de casas modulares equipadas com “pacotes” de produtos sustentáveis – é facilitar a compreensão, por parte dos consumidores, dos aspectos “verdes” das construções. Assim como, para ela, as tabelas nutricionais mudaram a forma como as pessoas compram alimentos, as tabelas de sustentabilidade aumentariam a consciência dos compradores de imóveis quanto à sua eficiência energética, emissão de carbono, qualidade do isolamento, etc.



Fonte: GreenSource